Ljubomir Stanisic perde estrela Michelin e reage: “Foi uma surpresa e uma notícia menos boa…”

O restaurante do chef, 100 Maneiras, perdeu a estrela Michelin que conquistou em 2020…

Ljubomir Stanisic não marcou presença na Gala Michelin, no Porto, na noite desta terça-feira, 25 de fevereiro, que resultou na perda da única estrela Michelin que o seu restaurante, 100 Maneiras, recebeu em 2020.

Em declarações ao Observador, o chef começa por garantir: “O nosso objetivo não são os prémios, eles são apenas um reconhecimento do trabalho que é feito todos os dias.

E este ano, como nos outros anos, foi feito muito trabalho, muito investimento da parte de todos os que fazem parte do 100 Maneiras“.

Ljubomir Stanisic perde estrela Michelin e reage: “Foi uma surpresa e uma notícia menos boa…”

Sobre a perda da única estrela que tinha, Ljubomir explica: “Foi e está a ser um ano particularmente difícil para a restauração em Portugal… Por isso, foi uma surpresa e uma notícia menos boa no meio de outras bem piores – como o fecho de muitos restaurantes, sobretudo os de gestão independente, sem grupos económicos por trás“.

Reconquistar a estrela, contudo, não é o “foco“: “Vamos continuar a trabalhar sempre, como antes, para sermos sempre melhores, para nos superarmos, para ser uma mais-valia para quem nos visita, para quem trabalha connosco, para o ambiente, para a sociedade. Não para voltar a ter a estrela ou qualquer outro prémio, mas porque devemos isso aos nossos clientes, à equipa e a nós mesmos. Mas se os prémios vierem, celebramos, claro“.